Engenheiros do Departamento de Defesa norte americano trabalharam em conjunto com a Sony de forma a construir um supercomputador com “apenas” 1.760 Playstation 3. Sim, é isso mesmo que leu, mil setecentas e sessenta consolas Playstation 3! Este supercomputador é único no mundo e ganhou o título de o mais rápido computador interactivo de todo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Apelidado de Cluster Condor, foram utilizadas consolas PS3 de 1ª geração ao invés das PS3 Slim, visto as Slim não terem suporte para Linux. O sistema ainda é composto por 184 GPUs e 64 servidores que juntos, conseguem processar 500 Tera Flops de informação. As GPUs foram colocadas separadamente porque não se tem acesso ao chip gráfico RSX do PS3 devido a um bloqueio de hardware, visto não estar a utilizar o sistema operativo original da Sony.
Cluster Condor | Playstation 3
Com um custo total de 1,5 milhões de Euros, o Cluster Condor é significativamente mais barato que um cluster tradicional equivalente (cerca de 5 a 10%), isto sem falar na poupança de um décimo do consumo energético.
Entre as pesquisas a que o Cluster Condor se destina encontram-se processamento de imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial, melhoria de radares e reconhecimento de padrões