segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Esquema amplificador 60 w rms

O esquema abaixo mostra um amplificador de potência de baixo custo, é um amplificador de montagem simples, mas com 60 watts, sim eu escrevi 60 watts, e são em RMS, se eu fosse vender um amplificador com essa potência poderia dizer que esse amplificador tem 6 mil watts.

A tensão ideal para alimentar este circuito é em torno de 50 volts, mas funciona bem com tensão entre 30 e 60 volts, o nível de tensão do sinal de entrada é de cerca de 0,8 a 1 volt, um detalhe interessante é que neste projeto os componentes têm uma grande tolerância, em torno de 20%, isso significa que quase, ou até quem sabe todos os componentes podem estar esperando por você na oficina ou na sala de hobby.

Os transistores de potência de saída pode ser qualquer tipo NPN, como o 2N3055 é comum é fácil de ser encontrado optei por esse modelo, mas não invente moda, não podem ser usados transistores do tipo Darlington.

O capacitor de 150 uF regula as baixas freqüências (graves), com o aumento da capacitância aumentam os graves, o capacitor de 150pF corta as freqüências mais altas (agudos), com o aumento da capacitância, as freqüências mais altas vão sendo filtradas.

No caso do capacitor de 150pF que é um valor bem baixo, às vezes de ouvido não se nota nenhuma diferença, mas além de cortar as freqüências a partir de um certo limite, esse capacitor não permite oscilação interna do transistor, evitando ruído no som e sobre aquecimento dos transistores.

Este é um amplificador do tipo classe B, isso significa que a corrente irá circular pelos transistores de saída, mesmo se não houver nenhum sinal na entrada.

A corrente pode ser regulada com o resistor ajustável de 470 ohms, com o aumento da corrente o som do amplificador fica melhor, mas os transistores de saída conduzem mais corrente e geram mais calor.

Se a corrente é diminuída, a condução dos transistores é menor e gera menos calor, mas a qualidade do som vai ficando ruim de acordo com a diminuição da corrente.

Não se pode ter tudo ao mesmo tempo, mas é um amplificador bem funcional, e com quatro unidades dessas dá para tocar um baile num salão de 200 metros quadrados, principalmente se a acústica do salão ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário