domingo, 13 de novembro de 2011

Como fazer um medidor de temperatura


Módulo medidor de temperatura para multímetro (sonda termômetro) lm35

Conversor de temperatura tensão. Para ser usado com um multímetro digital com alcance de -40°C a 110°C. Com comprovador do estado da bateria e uma sonda de construção caseira. E tudo isso sem nenhum ajuste, graças ao LM35! 

CURIOSIDADE SOBRE GRAUS CENTÍGRADOS E CELCIUS

 O gelo se funde a 0°C e o ponto de ebulição da água, ao nível do mar é de 100°C. Usando esses dois pontos de referência se calibra com rapidez a escala de temperatura. Quando falo °C é graus Celsius e não centígrados como podemos ver nalgumas literaturas. Centígrado é uma escala de 100. Enquanto que temperatura vai além de 100. Então o correto é falar graus Celsius! Bom chega de blá blá...
 Hoje graças ao circuito integrado especializado da National Semiconductor, denominado LM35, não precisamos de nem uma calibração para obter a temperatura correta.


CIRCUITO DO TERMÔMETRO DIGITAL

Para o circuito precisamos de uma bateria de 9v e de uma tensão de alimentação negativa. Obtida segundo o datasheet do LM35 pelos Diodos D2 e D3. O resistor R5 permite que a tensão de saída do sensor possa ser negativa em relação a massa do multímetro para que se possa medir resistências abaixo de 0°C. O resistor R4 desaclopa a saída da sonda em relação a saída de alta impedância do multímetro. O circuito baseado no transistor Q1 serve de dispositivo de controle da tensão de alimentação e de comprovação do estado da bateria. Ao fechar a chave S1, O led acenderá informando que a tensão da bateria está acima de 7V, que é necessário para o correto funcionamento do circuito.
O LM35 deve ser montado num tubo metálico de uns 5 a 10 CM, ligado ao circuito principal através de um cabo trifilar de no máximo 1 m de comprimento. O tubo deve ser fechado hermeticamente dos dois lados para permitir a medida de líquidos.
Aplaca principal e a bateria deve ser colocada numa caixa de plástico pequena. A placa deve ficar isolada da bateria para se evitar curtos circuito e danos causados pelo conteúdo corrosivo da bateria.
Você deve usar dois jaques banana macho conectados na caixa pra interligar com o multímetro.

MODO DE FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO COM SENSOR LM35:

 Antes de fazer uma medida de temperatura teste a pilha apertando S1, tudo ok basta conectar a unidade ao multímetro para realizar as medidas. De acordo com a temperatura o multímetro na escala de Volt DC 10V indicará uma tensão de -4 a 1,1V ou na escala de 2000mV -400 a 1100mV, isso depende do multímetro, essa tensão corresponde a temperatura de -40 a 110°C. No primeiro caso o ponto decimal será desprezado e no outro acrescente um ponto decimal após o terceiro dígito. Com tempo habitua-se.
 Exemplo 0,256V (256mV)= 25,6°C -0,158V (-158mV) = -15,8°C. O LM35 proporciona uma saída linear de +10mV/°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário