SÃO PAULO – Você já reservou um espaço na agenda e até comprou pipoca para torcer pelo seu time de futebol preferido no mundial de... Singapura?
De 19 a 25 de junho, o país asiático será sede da
RoboCup 2010, a copa do mundo de futebol robótico
O local das disputas, o Suntec Singapore International Convention and Exhibition Centre, se prepara para receber as equipes do mundo inteiro classificadas para a disputa.
Entre eles está a FUmanoids, da Free University (FU), de Berlin, Alemanha – campeões em 2008 e vice na edição de 2009. Seus robôs enxergam em cores e, assim, sabem melhor onde a bola laranja usada na disputa está.
Criada em 1992, a RoboCup se tornou a maior competição entre robôs no mundo, atraindo cerca de 3 mil alunos e professores de instituições de ensino em mais de 40 países. Além de competir, eles realizam pesquisas, conferências e programas educacionais.
São diversas categorias de competição dentro da RoboCupSoccer. Na Simulation League, dois times de programadores disputam quem leva a melhor em uma partida virtual, 2D.
Já no Small Size, os times são compostos por apenas cinco robôs pequenos, que mais parecem discos, de dimensões específicas: 18 centímetros de diâmetro e mais baixos que 15 centímetros. Eles jogam em um campo verde acarpetado, de 6,05m X 4,05m, e usam uma bola de golfe laranja.